Campo Maior pode vir a ter um polo no InovPlantProtect

O Centro de Inteligência Competitiva, em Campo Maior, recebeu esta segunda-feira, 21 de março, a visita de uma comitiva do Governo, onde a possibilidade deste espaço vir a ter um polo no InovPlantProtect em Elvas, foi discutida.

Para a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, “é interessante dinamizar esta infraestrutura, “com recursos humanos altamente qualificadas, com um projeto que seja uma missão que valorize o interior, com foco na ciência, conhecimento e na tecnologia e com uma associação entre empresas, universidades e politécnicos, onde todos juntos criam a rede necessária para desenvolver projetos deste tipo”.

Isabel Ferreira destaca ainda a colaboração que pode vir a ser feita também com o InovPlantProtect e a ESAE, avaliando as necessidades da região, para perceber o que será uma mais valia para este espaço. “Estes parceiros têm que pensar as necessidades do território e auscultar junto de empresas e das universidades e politécnicos o que será uma mais valia ali instalar, em complementaridade com a ESAE e o InovPlantProtect, acho que se está a formar um polo bastante interessante em volta dos recursos endógenos, no setor agroalimentar”.

Já o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha destaca que esta visita teve em vista a possibilidade da criação de um polo deste equipamento, no InovPlantProtect em Elvas. “É isto que demonstra o espírito da coesão, perceber que no interior se pode apostar em projetos como este e aquilo que se discute é a possível criação de um polo no InovPlantProtect, numa questão virada para a questão genómica, feita a partir de Campo Maior, que pode ser beneficiada por este centro, que vai servir mais valências, do que aquelas que estavam inicialmente previstas, dando versatilidade a este espaço”.

Rosinha garante ainda que a ideia é ter um polo tecnológico tendo por base “a ideia que está a estruturada e financiada, relacionada com produtos endógenos, mas que comecemos a fazer esta discussão com a Universidade Nova e o Politécnico de Portalegre, e comecemos a olhar para o espaço numa perspetiva de crescimento, acrescentado valor, também do ponto de vista dos recursos humanos qualificados”.

A visita contou ainda com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, representantes do Instituto Politécnico de Portalegre e da Universidade Nova de Lisboa e do presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo.