Ari Pires e Maria Santos vencem concurso de leitura em Elvas

Ari Pires e Maria Santos são os vencedores do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, da semifinal do concurso “Ser Leitor é Cool”, que decorreu na manhã desta quarta-feira, 16 de março, na Biblioteca do Ciclo da Boa-Fé.

Este é um concurso interconcelhio, que se desenvolve em três fases, tendo como principal objetivo “motivar os alunos para a leitura”, segundo explica a professora e coordenadora das bibliotecas escolares do agrupamento, Alexandra Silva. “A primeira fase é feita com uma eliminatória logo em espaço de aula, feito pelo titular de turma”, ao nível dos terceiro e quarto anos, explica a docente.

Mas o concurso estende-se também aos alunos de quinto e sexto anos, sendo, nesse caso, o professor de Português o responsável por realizar a primeira eliminatória, com as suas turmas.

Escolhidos por turma, dois representantes, e realizadas as semifinais, em todos os agrupamentos do concelho, os vencedores irão depois disputar a grande final, em maio, em Fronteira.

Nesta semifinal, os alunos a concurso tiveram de fazer leituras que, de acordo com a professora bibliotecária da Escola de Primeiro Ciclo da Boa-Fé, Helena Neutel, não foram preparadas previamente. À sorte, leram textos de obras que integram as bibliotecas do primeiro ciclo, sendo avaliados por um júri composto por três professoras. Fluência da leitura, expressividade, articulação e respeito pela pontuação e entoação foram os critérios que pesaram na hora de escolher os vencedores.

Enquanto Ari Pires, que venceu o concurso, ao nível do terceiro ano, garantir que não lê muito, sobretudo, fora da escola, Maria Santos, a vencedora de quarto ano, que confessa que enfrentou este desafio com algum nervosismo, gosta de ler todo o tipo de livros..

Participaram nesta semifinal do concurso 16 crianças de todo o agrupamento nº 1 de Elvas, com dois representantes por turma. No final, foram distribuídos diplomas de participação a todos, bem como o livro “À Descoberta de Elvas”, oferecido pela Biblioteca Municipal da cidade.