28º aniversário do Hospital de Santa Luzia celebrado com “esperança no futuro”

No dia em que o Hospital de Santa Luzia, de Elvas, celebra 28 anos desde que abriu as portas ao público, o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Joaquim Araújo revelou hoje, 15 de março, ainda antes de partir o bolo de aniversário, que a ambição é fazer crescer esta unidade hospitalar, em termos de infraestrutura.

Joaquim Araújo espera ainda que se possa celebrar muitos mais anos deste hospital que, nas suas palavras, continua a ser muito importante na resposta, ao nível da saúde, na região. Garantindo que não haverá qualquer diminuição de valências, diz ser preciso fazer crescer o hospital e apostar na tecnologia para atrair profissionais, muitos, e tendo em conta a proximidade a Espanha, que podem vir mesmo do outro lado da fronteira.

Agradecendo aos profissionais do hospital, sobretudo pelo trabalho desenvolvido nos dois últimos anos, Joaquim Araújo garante ainda que a pandemia veio dar “lições importantes”, pelo que o futuro “é de esperança”.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, garante que este “deveria ser um hospital de referência”, como foi até 2005, lembrando ainda o trabalho de João Carpinteiro e de Cavaco Silva, que permitiram a sua construção. O autarca recorda ainda o encerramento da maternidade e de várias valências, assegurando que a criação da ULSNA veio prejudicar, quer o hospital de Santa Luzia, quer o de Portalegre.

Com a abertura novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, Rondão Almeida fala ainda numa “morte antecipada” dos dois hospitais do distrito de Portalegre. Para o autarca,  Hospital de Santa Luzia, que, em tempos, tinha todas as condições, é agora um mero “centro de transferência de doentes” para outras unidades hospitalares.

Quanto ao aumento das infraestruturas do hospital de Santa Luzia, Rondão Almeida garante que já peca por tardia, esperando-se agora o novo quadro comunitário para avançar, mas na expectativa que a unidade hospitalar também possa crescer em termos de valências.

Nesta festa de aniversário esteve ainda o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, que assegura que estes são 28 anos “de contacto com a população campomaiorense, elvense e de todos os outros concelhos ao redor, endereçando uma palavra aos profissionais de saúde. Não estando o hospital a funcionar em perfeitas condições, Rosinha espera que o futuro possa fazer-se de projetos em que os municípios se possam agregar ao Conselho de Administração da ULSNA.

Nesta cerimónia, para além dos presidentes das Câmaras de Elvas e Campo Maior, marcou presença ainda o presidente de Sousel, Manuel Valério, assim como muitos dos profissionais de saúde do hospital.