Ministra da Saúde visita obra do Hospital Central do Alentejo

A ministra da Saúde, Marta Temido, visitou as obras do novo Hospital Central do Alentejo (HCA) na passada quinta-feira. A governante participou na reunião de obra, que envolveu vários elementos da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, do Hospital Espírito Santo de Évora, de equipas de empreiteiros e da fiscalização, assim como da equipa de Eduardo Souto de Moura, arquiteto que assina o projeto. Maria Filomena Mendes, presidente da ARS Alentejo, referiu-se ao hospital como “um sonho muito querido de toda a população”.

Segundo a ministra, esta visita à obra do HCA teve como principal objetivo “dar nota da importância desta reunião, presencialmente e de viva voz, e do muito trabalho que todos ainda têm pela frente”. Marta Temido referiu ainda que “foi difícil chegar até aqui e muitos dos presentes acompanham este dossier desde a primeira hora”, acrescentando que “é uma palavra de apreço que vos deixo pelo esforço que fizeram e pelas pontes estabelecidas. Da parte do Ministério da Saúde, quero transmitir o empenho no nascimento do hospital central do Alentejo”.

A nova unidade hospitalar vai servir a população do Alentejo e representa um investimento de 183 milhões de euros, 40 milhões dos quais cofinanciados através do Programa Operacional Regional do Alentejo. O HCA conta com cerca de 360 camas, capacidade que pode ser ampliada se necessário, e vai permitir a disponibilização de novas especialidades clínicas, até aqui inexistentes na região, como a medicina nuclear e a reumatologia. A empreitada de construção teve início em agosto de 2021 e a conclusão do novo hospital está prevista para o final de 2023.