Torneio de râguebi junta 200 jovens atletas em Elvas

Cerca de duas centenas de crianças e jovens dos escalões de formação de râguebi participaram hoje no Torneio Cidade de Elvas, organizado pelo Rugby Clube de Elvas no Estádio Municipal de Atletismo.

Luís Carvalho, presidente da direção do clube, refere que “este torneio foi mais contido, no que diz respeito ao número de participantes, devido à pandemia, mas a intenção da organização é alargar à participação de clubes de mais localidades”.

De Montemor-o-Novo, participaram cerca de 30 atletas dos escalões de sub-10, 12 e 14 do clube local e a treinadora Matilde Sousa Coutinho garantiu-nos que o mais importante é que as crianças se divirtam: “não quero saber de resultados nem de pontuação. O mais importante é que eles não se magoem e, acima de tudo, se divirtam. É por isso que tentamos participar em todos os torneios que decorrem na região. Sabemos que nem sempre é fácil para os pais estarem presentes, devido às distâncias, mas a verdade é que eles adoram. Conhecem novas pessoas e fazem novos amigos”.

Rondão Almeida, presidente na Câmara Municipal de Elvas, referiu que a presença destes jovens atletas na cidade é a prova de que “Elvas tem excelentes condições desportivas e não está tão apagada como alguns querem fazer crer”.

O torneio contou, além do Rugby Clube de Elvas, com clubes de Évora, Montemor-o-Novo, Lisboa, Badajoz e Cáceres. Da capital, vieram equipas de Agronomia, CDUL e Direito.

Em simultâneo com esta edição 2022 do Torneio Cidade de Elvas, o Rugby Clube realizou uma campanha de angariação de bens alimentares e outros artigos de primeira necessidade para enviar aos refugiados ucranianos.