Autocarro que leva ciência espacial às crianças vai estar em Estremoz

Spatiobus, o autocarro que leva ciência espacial a sete cidades do interior, vai estar em Estremoz, entre os dias 15 e 18 deste mês de março.

Em parceria com a Portugal Space e o Ciência Viva, o autocarro Spatiobus vai sair de Toulouse e vai permanecer em Portugal durante três semanas, visitando diversos pontos do país.

Equipado a rigor com ferramentas e diversos programas de entretenimento, o Spatiobus foi concebido para levar às escolas do Ensino Básico e Secundário projetos educativos lúdicos.

O projeto nasceu em França, pela CNES e tem como objetivo permitir aos jovens, mas também ao público em geral, descobrir mais sobre o espaço, assim como as suas aplicações práticas do nosso quotidiano.

Além das explicações sobre o funcionamento de um foguetão, as crianças têm oportunidade de construir foguetões em papel e de simular o seu lançamento no espaço através de um dispositivo mecânico que lhe permitiu atingir vários pés de altitude e ainda podem aprender como funciona um satélite.

O Spatiobus chega a Portugal numa parceria entre as entidades no âmbito da Temporada Cruzada, uma ponte cultural recíproca que liga Portugal e França.