34 anos da elevação de Montemor a cidade

Celebram-se hoje os 34 anos de elevação de Montemor-o-Novo a cidade, data que remonta a 1988.

A data foi aprovada na Assembleia da República, em conjunto com o Fundão, Marinha Grande e Vila Real de Santo António, que passaram a deter esse novo estatuto. Estes quatro municípios celebram esta data enquanto “cidades-irmãs”, no projeto “À Descoberta das 4 Cidades…”.

Hoje pelas 9:45 as crianças de duas turmas da Escola Básica nº5 de Montemor-o-Novo reuniram-se hoje em frente à Câmara Municipal da cidade, onde estiveram presentes diversas entidades do município, onde celebraram estes 34 anos de elevação a cidade e cantaram o hino do projeto “À Descoberta das 4 Cidades…”, o “Hino do Caracol”.

Olímpio Galvão presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que “por culpa da pandemia não tem sido possível estas deslocações, mas iremos comemorar este ano com uma sessão simbólica”, acrescentando que “este é um dia importante para a cidade de Montemor-o-Novo e para as crianças, para conhecerem outras realidades, deixarem um pouco também, o seu conforto”, revela o autarca.

Devido à pandemia, este ano, não é possível celebrar este dia com as crianças das quatro cidades reunidas, sendo que as celebrações acontecem online.

Ao longo de 34 anos promoveu-se a partilha de conhecimentos e experiências, troca de saberes e tradições, convívios culturais e desportivos, entre as crianças destas cidades, promovendo a componente formativa e educativa como vertente essencial da vida em sociedade.