Santa Eulália coloca habitação ao dispor de famílias da Ucrânia

Seguindo a onda de solidariedade que tem envolvido todo o país, de norte a sul, a freguesia de Santa Eulália, no concelho de Elvas, tem feito também a sua parte, “quer em donativos, quer em bens de primeira necessidade”.

Agora, revela a presidente da Junta de Freguesia, Ana Sofia Alves, a freguesia está “apta a receber famílias e integrá-las na comunidade, com todo o apoio que merecem”.

Até ao momento, e contando com a “generosidade dos habitantes da aldeia”, Santa Eulália tem já disponíveis três alojamentos, no turismo rural “Caminho Infinito”, compostos por sala, quarto e casa de banho, com acesso a um refeitório comum. A proprietária, Maria Quita, revela Ana Sofia Alves, “de uma generosidade incrível, aderiu a esta iniciativa e está a desenvolver todos os esforços em tempo recorde para que os três alojamentos estejam aptos ainda este mês”.

Também José Chocolate Contradanças, adianta a presidente, disponibilizou uma das suas propriedades, “uma habitação mobilada para este projeto”.

A junta de freguesia, “como anfitriã e parte deste projeto, apoiará todo o apoio logístico inerente”, sendo que irá disponibilizar a lavandaria social para usufruto dos emigrantes. A junta irá ainda articular-se com associações e estabelecimentos de comércio local, “para que nada lhes falte”, ao nível de alimentação, roupa e outros bens essenciais.

Ana Sofia Alves diz ainda que Santa Eulália está “sempre disponível para receber apoio de qualquer género, quer da câmara municipal, quer das outras freguesias ou de entidades particulares”, até porque “toda a ajuda é bem-vinda”.

A Câmara Municipal de Elvas e as entidades competentes, como é o caso da Segurança Social, estão já estão a par deste projeto, pelo que, adianta a presidente da junta, pensa que a aldeia possa receber, em breve alguma população. “Esperemos que goste e se sinta confortável na nossa freguesia”, acrescenta.

Ana Sofia Alves dirige ainda um agradecimento especial a todos os habitantes de Santa Eulália “que mostraram ser mais unidos e altruístas que nunca, em especial à D. Maria Quita e ao professor Chocolate Contradanças pela doação habitacional à causa”.