Santa Casa de Campo Maior recolhe bens para a Ucrânia

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, à semelhança de outras instituições, um pouco por todo o país, está a proceder à recolha de diversos tipos de bens, com vista a ser enviados para a Ucrânia.

Tendo em conta que esta “é uma instituição que se associa a causas onde há conflitos, falta de paz ou guerra”, neste caso, a Santa Casa decidiu dar início a esta campanha, porque segundo revele Rosália Guerra, da instituição campomaiorense, “não quisemos deixar de estar perto das pessoas, que precisam de ajuda num momento tão difícil e que a todos nos sensibiliza e, mais do que tudo todos estamos solidários com o povo ucraniano”.

Desta forma, e tendo em conta as necessidades veiculadas pelo próprio povo ucraniano e associações que estão na primeira linha, decidiram dar início a esta campanha solidária. Para tal são solicitados bens, como alimentos que possam “ter uma durabilidade longa, como enlatados, café, chá, cerais, azeite; ao nível de higiene: fraldas, pensos higiénicos, toalhitas, pasta dos dentes, escovas de dentes; também são pedidos abrigos, mantas, sacos cama, toalhas e lençóis, bem como tapetes e tendas de campismo que podem servir de conforto nos vários habitáculos, onde esta pessoas se encontram, assim como medicamentos e primeiros socorros”, revela Rosália Guerra.

Rosália adianta que caso as pessoas tenham bens de maior porte, ou elevado volume de bens, a instituição procede à sua recolha na residência das pessoas, em dia e hora a combinar.

Esta é uma fase planeamento e ainda não está definida a forma como farão chegar os bens, mas Rosália Guerra explica que podem-se associar a “transportes que já estejam previstos para esse fim ou criar uma nova dinâmica”.

“Esta ação termina quando deixar de se justificar a necessidade que, pode também adaptar-se ao povo ucraniano que possa vir para Portugal e estes bens serem entregues a pessoas que residam nas nossas comunidades”, ou seja, “nós estaremos enquanto a necessidade existir”, remata Rosália Guerra.

A população que queira contribuir pode fazê-lo na provedoria da Santa Casa de Campo Maior, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.