Antártica Day promove inclusão através do desenho

Conhecida como a terra do gelo e popular pelos pinguins, a Antártida, ou Antártica, é o segundo continente mais pequeno do planeta Terra. A Antártida não tem habitantes nativos. Todos os moradores que lá residem são investigadores provenientes de várias partes do mundo. Por esta altura, “é verão na Antártida o que faz com que esteja ocupado por investigadores que assim conseguem fazer as suas pesquisas”, segundo Maria do Carmo Oliveira, docente de educação especial no Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas.

“Da iniciativa de jovens cientistas, portugueses e brasileiros, foi criado, em 2010, o projeto Antártica Day, no qual participam as escolas básicas de Alcáçova e das Fontainhas. Esta é uma oportunidade da comunidade escolar conhecer melhor um continente tão importante a nível global”, referiu a responsável pela implementação deste projeto nas escolas de Elvas.

Este projeto incentiva os alunos à construção de uma bandeira, alusiva à Antártica. A bandeira de Elvas já está na Antártida e foi transportada por um grupo de quatro mulheres cientistas.

No mês de abril, começa uma nova fase deste projeto que vai incentivar os alunos à escrita de uma história colaborativa, uma vez que vai ser elaborada pelas diversas escolas participantes.

Céu Mirante, docente do ensino básico na Escola das Fontainhas explica que este projeto permite trabalhar “as áreas da língua portuguesa e das novas tecnologias”.

Projeto Antártica Day contou com a participação de alunos da EB1 de Alcáçova e da EB1 das Fontainhas.