Feriado municipal em Montemor no Dia de São João de Deus

Hoje, é dia 8 de março, feriado municipal em Montemor-o-Novo, por ser o Dia do Município, Dia de São João de Deus, bem como o Dia Internacional da Mulher.

As comemorações, na cidade, tiveram início, pelas 9 horas, na Câmara Municipal de Montemor, com o tradicional hastear das bandeiras, ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários da cidade.

Este, para o presidente da Câmara de Montemor, Olímpio Galvão, é um 8 de março “especial”: por um lado, por ser o primeiro que comemora enquanto presidente da autarquia e, por outro, por marcar, de alguma maneira, “o fim da pandemia” e o regresso à normalidade tão desejada. As pessoas, diz ainda o autarca, têm marcado presença, como nunca, em iniciativas promovidas pelo município, pelo que espera, esta noite, um concerto com Mafalda Veiga, no Curvo Semedo, com sala cheia.

Depois de hasteadas as bandeiras na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, as celebrações deste 8 de março estendem-se ao Hospital São João de Deus, com a fanfarra dos Bombeiros Voluntários a acompanhar mais uma cerimónia simbólica do feriado municipal.

Neste que é também o dia do Santo Padroeiro de Montemor, as bandeiras foram igualmente hasteadas no hospital da cidade. José Paulo Pereira, superior da Comunidade dos Irmãos de São João de Deus, em entrevista à Rádio Nova Antena, lembrou as valências disponíveis à comunidade, aos dias de hoje, recordando como funcionava o hospital, em 1950, a quando da sua inauguração. José Paulo Pereira quis ainda desejar um feliz dia a todos os montemorenses e a todas as mulheres, assegurando que este é um dia importante para a cidade e para a Ordem Hospitaleira, espalhada por todo o mundo.

A Ordem Hospitaleira de São João de Deus, em Montemor, tem, atualmente, cinco irmãos, que, dentro em breve, contará com mais um.

Este Dia Internacional da Mulher, de Montemor-o-Novo e de São João de Deus é assinalado na cidade com um conjunto de atividades desportivas.

Com partida do Parque Urbano, iniciou-se, por volta das 10 horas, uma caminhada, que inclui passagens pelo castelo e pela Nossa Senhora da Visitação.

Mais de cem pessoas inscreveram-se nesta caminhada, que tem um percurso de cerca de cinco quilómetros.