Coronel Nuno Duarte será o novo diretor do Museu Militar de Elvas

O elvense coronel Nuno Duarte vai ser o novo diretor do Museu Militar de Elvas, estando prevista a sua tomada de posse para a próxima segunda-feira, dia 14, no Museu Militar de Elvas.

O coronel Nuno Duarte desempenhou funções de adido militar, na embaixada de Portugal na Guiné-Bissau até há poucas semanas, depois de ter sido o segundo comandante da Zona Militar da Madeira e antes comandante do Regimento de Cavalaria nº 3 (RC3) de Estremoz.

Nuno Duarte, natural de Elvas, ingressou na Academia Militar em 1983, terminado o curso em 1988. No início de carreira, serviu no RC3, nomeadamente como comandante do Pelotão de Reconhecimento, adjunto do Esquadrão de Reconhecimento e comandante do Esquadrão de Instrução.

Após a frequência do Curso de Promoção a Capitão, ainda no RC3, foi comandante do Esquadrão de Reconhecimento e do Esquadrão de Comando e Serviços. Em 1994, foi colocado no Regimento de Lanceiros 2, onde a exerceu a função de comandante de Esquadrão de Polícia do Exército. Posteriormente, foi nomeado comandante de Companhia de Alunos na Academia Militar.

Em 2008, regressou ao RC3, onde desempenhou as funções de comandante do Grupo Operacional e Apoio à Formação e, em julho de 2009, foi nomeado segundo-comandante do RC3. Em novembro de 2011, foi colocado na Direção de Doutrina do Comando da Instrução e Doutrina, onde exerceu a função de chefe da Repartição de Doutrina e, a 1 de outubro de 2014, foi nomeado comandante do RC3.

Desempenhou missões fora do Território Nacional, onde se destacam presenças Angola: em 2005/2006, no âmbito da Cooperação Técnico Militar e, em 2013/2014, como diretor Técnico do Projeto do ISEM e do Estado Maior do Exército. Em 2011, integrou presença de Portugal no Afeganistão.

Da sua folha de serviços, constam 11 louvores e possui ainda várias condecorações, das quais duas medalhas de Serviços Distintos, Medalha de Mérito Militar 2° e 3° Classe, Medalha de Comportamento Exemplar, duas Medalhas de Serviços Especiais em Angola e Medalha da NATO.