Onda de solidariedade em Campo Maior ajuda povo ucraniano (c/fotos)

Uma onda de solidariedade para com o povo ucraniano surgiu em Campo Maior, onde a Comissão Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos (CURPI) e também um grupo de Elvas procederam à recolha de diversos bens para enviar para a Ucrânia.

A sala de convívio da CURPI encheu-se de diversos tipos de alimentos, assim como produtos de higiene, medicamentos, roupa e ração para animais, que foram recolhidos por uma empresa que os fará chegar a Évora, e daí partirão em direção à Ucrânia.

José Pedro Caldeirão, presidente da instituição, revela que “não é por acaso que, em Campo Maior somos uma vila solidária, pelo que a CURPI entendeu por bem começar, no dia 28 de fevereiro, uma recolha de bens para enviar para a Ucrânia”, acrescentando que “todos os colaboradores se disponibilizaram para esta iniciativa, e numa causa destas, era impossível não partilharmos este gesto solidário”. A CURPI recolheu também numa das farmácias da vila, alguns medicamentos.

Já Francisco Orelhas, tesoureiro da direção, também ajudou na iniciativa e refere que “todo o povo se mobilizou, e temos a ajuda de todos, que se disponibilizaram para esta iniciativa, pelo que procedemos à separação dos diversos bens que foram entregues, e nunca pensámos que a adesão fosse tão grande”, adiantando também a colaboração da Junta de Freguesia da Expectação.

Isabel Martins foi, igualmente, uma promotora desta ação, a partir do seu estabelecimento de restauração, na vila, que já tem por hábito colaborar em ações de solidariedade. “Desde a primeira hora, quisemos tomar a iniciativa de fazer a recolha de bens, e a primeira entidade que vimos que se tinha associado foi a CURPI, associámo-nos e muitas coisas que as pessoas entregam no restaurante, trazemos para aqui”.

“O povo de Campo Maior é excecional e, quando há alguma necessidade, une-se e faz-me lembrar um pouco como se se unisse em torno das Festas do Povo, neste caso e infelizmente, não é pelas Festas do Povo, mas para ajudar um povo que está a sofrer”, acrescenta Isabel Martins.

No jardim municipal também, um grupo procedeu à recolha deste tipo de bens. Ana Nabeiro, irmã do responsável que organizou o transporte destes produtos para Évora e membro do grupo solidário de Elvas, adianta que as pessoas têm “aderido imenso” a estas ações, pelo que a seu ver em Campo Maior “correu muito bem”, principalmente na CURPI.

Esta ação, que foi lançada no grupo de Facebook Elvas solidária, refere Ana Nabeiro, foi organizada num curto espaço de tempo, mas como explica, “a população juntou-se e não estava a espera de tanta adesão”. Quanto ao povo ucraniano e toda esta solidariedade revela que é importante, uma vez que “nunca sabemos quando vamos estar numa situação daquelas, por isso temos o dever de ajudar estas pessoas que veem as vidas completamente destruídas”.

Onda de solidariedade para com o povo ucraniano, tanto na CURPI de Campo Maior, como no jardim municipal da vila, para a qual a população contribuiu em massa, com diversos tipos de bens essenciais.