Câmara de Elvas e Paróquia do Salvador acordam reabrir duas igrejas

Igreja de Santa Maria de Alcáçova

A Câmara Municipal de Elvas vai assinar um protocolo com a Paróquia do Salvador, com o objetivo de abrir as portas de duas igrejas da cidade que, há algum tempo a esta parte, têm estado encerradas.

Segundo adianta a vereadora Paula Calado, há muitas queixas, quer de comerciantes quer dos elvenses, mas sobretudo dos turistas, pelo facto das igrejas de Alcáçova e São Pedro estarem fechadas, algo que, assegura, está prestes a mudar.

As queixas, garante a vereadora, são “legítimas”, garantindo que está, desde o momento em que assumiu o seu papel no atual executivo a fazer “tudo por tudo para estabelecer pontes e encontrar uma solução para o facto das igrejas estarem fechadas, inclusivamente a Sé, que é um ex-líbris e é muito grave”.

Igreja de São Pedro

“Nós temos muito património militar, e de outros géneros também, mas o património religioso é aquele que toda a gente mais visita sempre, onde quer que vá”, diz ainda.

Caberá à Câmara, tal como já aconteceu em tempos, colocar trabalhadores nestas duas igrejas, para que possam estar abertas “o máximo tempo possível”. A autarquia, segundo explica Paula Calado, irá procurar ainda dar alguma formação a estes funcionários, para que cuidem dos dois espaços religiosos e façam o seu trabalho “digna e corretamente”.

Antes, lembra ainda a vereadora, a autarquia chegou a colocar jovens em programas de ocupação municipal nas igrejas, o que acabou por ser alvo de críticas, “ou porque não estavam com a postura correta, ou porque não estavam bem preparados”. Depois, o município optou por estabelecer protocolos, “pagando um X a cada paróquia e a paróquia resolvia quem é que lá queria ter e em que horários”, o que, nas palavras de Paula Calado, “não resultou”, em muitos casos. Agora, e “voltando um bocadinho atrás”, a câmara vai ser a responsável por colocar esses funcionários ao serviços das igrejas.