Romaria a Cavalo Moita-Viana de 20 a 24 de abril

As vilas da Moita (no distrito de Setúbal) e Viana do Alentejo vão voltar a viver a agitação em torno dos cavalos, charretes e atrelagens, com o regresso do “maior e mais abrangente evento equestre nacional”, de 20 a 24 de abril. Após dois anos de interrupção motivados pela pandemia, a Romaria a Cavalo volta a cumprir a tradição nesta que é a vigésima edição.

Esta tradição, recuperada no tempo e comum aos dois concelhos, alia a fé a um ambiente ímpar de camaradagem que privilegia o convívio entre grupos de apaixonados por cavalos, associações equestres e as chamadas irmandades, muitas delas criadas exclusivamente a propósito deste evento.

A cerimónia de partida tem lugar às 9 horas de 20 de abril (quarta-feira), na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita. Aí, a comissão organizadora da romaria, composta pelas Câmaras Municipais da Moita e Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo, dá as boas-vindas aos participantes e marca o início de um percurso de 150 quilómetros.

A chegada a Viana do Alentejo está prevista para as 17 horas de 23 de abril (sábado). No dia seguinte, a romaria encerra com a missa campal.