Câmara de Campo Maior e Associação das Festas querem certificar flor de papel

Depois da conquista da classificação das Festas do Povo, de Campo Maior, em dezembro do ano passado, enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade, há agora outros passos importantes a dar.

Com este selo da UNESCO, garante São Silveirinha, vereadora da Câmara de Campo Maior, é agora preciso, entre outros, que se mantenha vivo “o espírito de voluntariado” que caracteriza as festas, bem como certificar a flor de papel. Esta certificação, adianta, serve, sobretudo, para evitar cópias, destas flores de papel, que, segundo diz, são únicas e genuínas. “As pessoas que depois vão adquirir as flores de papel, vão saber que aquelas são genuínas, são as nossas, são as flores de papel de Campo Maior”, revela.

Ainda assim, a certificação terá de ser feita de acordo com uma série de procedimentos. “Mas nós não temos receio, porque as nossas flores de papel acabam por ser únicas”, garante São Silveirinha. As flores, diz ainda a vereadora, “não ganharam o reconhecimento e o selo da UNESCO, mas, ao fim ao cabo, estão elencadas em todo o processo”, até porque, lembra, “sem flores não se fazem as festas”.

Também a presidente da Associação das Festas do Povo, Vanda Portela, diz querer acreditar que esta tradição secular é única e que as flores de Campo Maior são as melhores, até pela forma “como são feitas, por toda a estrutura que está montada por detrás das Festas do Povo e por tudo o que envolve” a sua realização.