Tradições do Domingo Gordo a 27 de fevereiro

O Domingo Gordo é uma data móvel que celebra-se no domingo que antecede o Carnaval, que também é conhecido como terça-feira gorda. Ambos são dias de mesa farta. Este ano, o Domingo Gordo é a 27 de fevereiro e o Carnaval a 1 de março.

Na sua origem, a palavra Carnaval significa “adeus, carne”. O dia seguinte, a Quarta-Feira de Cinzas, marca o início da Quaresma e da abstinência que é sua característica. Assim, a terça-feira de Carnaval e o domingo que antecede a Quaresma são dias gordos, de excessos, onde se comem diversas iguarias de carne, em contraste com os dias magros ou dias de peixe típicos da Quaresma. Por isso, o antigo dito “No entrudo, come-se tudo”.

O Carnaval é uma época de folia e de excessos e à mesa não é diferente. É tradição no Domingo Gordo comer pratos pesados como o cozido à portuguesa, a feijoada e as papas de sarrabulho. Com a matança do porco por alturas de Natal, as carnes mais gordas eram cuidadosamente guardadas e salgadas pelas famílias para serem saboreadas neste dia. Orelhas, focinho, chispes e caudas eram as partes do porco degustadas apenas no Domingo Gordo. Queijos, chouriços e presuntos são outros prazeres gastronómicos permitidos por tradição neste dia gordo, a acompanhar com vinho.