Mostra Gastronómica do Peixe do Rio em Alandroal em “transição”

Os pratos à base de peixe do rio voltam a ganhar destaque, em Alandroal, no decorrer da 13ª edição da Mostra Gastronómica dedicada a esta iguaria, que se realiza de 4 a 13 de março.

Com o evento, a Câmara Municipal procura divulgar um dos pontos fortes da gastronomia típica do concelho, ainda que esta seja uma edição “de transição”, em moldes mais tradicionais, depois de uma já idealizada em modelo de feira, que ia para além dos restaurantes e cafés do concelho, antes da pandemia, segundo revela o presidente, João Grilo.

“Antes da pandemia, tínhamos evoluído para um modelo de feira, que durante muitos anos resistimos a fazê-lo – durante os primeiros dez anos, a mostra funcionou exclusivamente nos restaurantes  – , mas depois vimos que a procura e as dinâmicas que estavam a ser geradas já justificavam o modelo de feira, com exposição, com mais dinâmica à volta”, recorda o autarca.

João Grilo lamenta que a pandemia tenha impedido a autarquia de Alandroal “seguir o caminho” trilhado até então. “Conseguimos fazer um ano desse trajeto. Tínhamos tudo pronto para começar, mas fomos a primeira Câmara da região a ter de cancelar um evento em cima do momento da sua inauguração, por força da pandemia”, lembra.

Agora, e não podendo retomar o evento “em plena força”, a Câmara de Alandroal optou por promover várias atividades complementares à própria dinâmica dos restaurantes do concelho por estes dias do evento, concentradas no Fórum Cultural Transfronteiriço.

O Congresso das Cozinhas de Rio, com chefes de cozinha convidados, cursos de cozinha, sessões de showcooking, exposições e apresentação de produtos ligados à economia do rio serão algumas das atividades a realizar e que servirão, enquanto modelo de transição, para a feira que a autarquia gostaria de realizar em 2023.

Quanto aos restaurantes, João Grilo adianta que participam nesta mostra gastronómica praticamente todos os que existem no concelho (entre 12 a 14). “Essa dinâmica dos restaurantes vai continuar, sempre funcionou e é importantíssima”, diz ainda.

Esta 13ª edição do evento vai ainda contar com a colaboração do chef José Júlio Vintém.