Mulher detida em flagrante pelo crime de burla MB Way

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Avis, deteve ontem, dia 22 de fevereiro, em flagrante uma mulher de 24 anos pelo crime de burla através da aplicação MB Way, no concelho de Avis.

No decorrer de uma ação de policiamento de proximidade, junto a um local referenciado com a prática de crimes de burla através da aplicação MB Way, os militares da Guarda verificaram uma mulher a proceder ao levantamento de valores numa caixa automática da rede multibanco, enquanto usava o telemóvel, denotando um comportamento estranho.

No seguimento da ação, foi efetuada uma abordagem à suspeita, conseguindo-se confirmar que tinha acabado de realizar uma burla através da aplicação MB Way, tendo sido detida de imediato. Na sequência das diligências policiais, os militares apreenderam ainda 400 euros em numerário, bem como o telemóvel utilizado.

A detida foi constituída arguida, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

Atenta a este flagelo, a Guarda Nacional Republicana reforça os seus conselhos aos cidadãos, numa situação de compra e venda, a estar particularmente atentos às opções que vão adotar, nomeadamente:

  • Não aceite métodos de pagamento que desconhece nem siga instruções de estranhos.
  • Informe-se primeiro sobre qualquer serviço novo de pagamento junto do seu banco;
  • Nunca adicione/associe um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece a serviços bancários;
  • Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS;
  • Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS;
  • Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade.