Lista de ingredientes, características, ou origem são algumas das informações que podemos encontrar nos rótulos de produtos à venda em qualquer superfície comercial. O rótulo de um produto é o local onde se encontra toda a informação necessária e importante ao consumidor referente ao artigo adquirido.
Esta semana na rubrica da Deco, Maria Inês Alvarenga, jurista da delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, explica que a leitura do rotule permite “um melhor critério na escolha de um produto, uma vez que torna possível que o consumidor compare os valores e perceba o impacto que estes poderão ter na própria saúde”. Assim, para além de dar a conhecer dados como, prazo de validade ou condições de conservação, também a lista de ingredientes e informação nutricional, são importantes a ter em conta.
Para ajudar os consumidores a entender melhor o que cada produto contém, podendo compará-los, ou escolher entre diversos tipos, a Direção Geral da Saúde, “criou um sistema de descodificação de rótulos, dividido em cores”, algo parecido a “um semáforo, com cores, vermelho, amarelo e verde”, estando organizados por níveis, “os vermelhos são aqueles que têm mais conteúdo de gorduras, ou sal, o amarelo, nem tanto e o verde será o melhor para o consumidor”, revela Maria Inês Alvarenga.
A jurista clarifica que informações importantes como local onde o produto é embalado, ou a sua origem, devem estar explícitos no rótulo, “estes dois elementos devem estar e devem constar do rótulo para que o consumidor tome a sua decisão face à zona em que o produto está a ser adquirido”.
A importância dos rótulos dos alimentos e outros produtos são o tema em destaque esta semana na Deco.