PSP de Elvas previne violência no namoro no Dia dos Namorados

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas desenvolveu esta segunda-feira, 14 de fevereiro, dia de São Valentim, uma ação de sensibilização e informação na Escola Básica 2,3 de Santa Luzia, com o objetivo de prevenir a violência doméstica e, em particular, a violência no namoro.

Esta ação insere-se na campanha da PSP, que decorre a nível nacional: “no Namoro não há guerra” que será desenvolvida até dia 25 deste mês. O subcomissário da PSP de Elvas, Márcio Ferreira explica que esta ação incide, principalmente, “nos alunos do terceiro ciclo e secundário, por elementos afetos à Escola Segura, sensibilizando os jovens para este tipo de crime, muito em voga nestas idades, que pode trazer repercussões bastante sérias”, apelando “à denúncia desta prática criminal, não só por parte das vítimas mas, por qualquer pessoa que presencie este tipo de crime, nomeadamente em âmbito escolar”.

Na Escola de Santa Luzia foram distribuídas toalhas de papel para os tabuleiros no refeitório escolar, alusivos à temática da violência no namoro, para que “possam ler e colocar as suas dúvidas junto dos polícias”. O subcomissário da PSP de Elvas afirma ainda que o” forte alerta, com esta ação, para além de sensibilizar para este tipo de crime, incide também no apelo a que sejam feita denúncia à PSP, para que este reduza”.

Já a diretora do Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas, Brígida Gonçalves destaca o papel dos da PSP, através da Escola Segura, para vários tipos de ações, “que este ano tem um caráter mais evidente, porque é feito no dia dos namorados, sensibilizando os jovens, para a violência no namoro, porque sabemos que existe cada vez mais, e nós na escola também trabalhamos estas questões através da psicóloga e educadora social, e hoje é reforçado com esta ação para evidenciar a sensibilização e prevenção, de forma a evitar que este crime aumente cada vez mais”.

A Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso associou-se também a esta ação, para tentar ajudar a população e dar a informação necessária para que os jovens “estejam mais informados e sejam mais responsáveis”, relativamente a esta temática, revela o presidente, Joaquim Amante.

No ano de 2021, a nível nacional, foram registadas mais de 2215 denúncias de violência no namoro, sendo a grande maioria das vítimas do género feminino.