O IX Corta-Mato Cidade de Elvas decorre este sábado, dia 12 de fevereiro, entre as 15 e as 17.30 horas, junto ao Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, numa organização do Clube Elvense de Natação (CEN).
A prova, aberta a atletas federados e não federados, que no ano passado não se realizou, devido à pandemia, é uma homenagem a António Leitão, sendo que o clube conta, na organização da mesma, com o apoio da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) e da Câmara Municipal de Elvas, revela Hugo Tavares, responsável pela secção de atletismo do CEN.
“É uma prova de atletismo, na vertente de corrida, integrada no calendário competitivo da AADP, que já tinha sido programada para o dia 11 de dezembro do ano transato, mas que foi adiada pelos motivos da pandemia”, adianta Hugo Tavares. Ao todo, a organização espera a participação de cerca de duas centenas de atletas.
Acima de tudo, o CEN quer que, mais que uma competição, esta prova seja um momento de diversão entre os jovens. “Queremos criar uma tarde de lazer e que se prevê com bom tempo, em espírito familiar, e para isso aproveito para apelar às famílias que façam chegar os jovens, que os tragam a correr”, diz o responsável.
Apesar desta ser uma prova em ambiente aberto, o Clube Elvense de Natação aprovou um plano de contingência, sendo que Hugo Tavares apela, no decorrer do corta-mato, às já conhecidas normas de segurança, sobretudo para quem quiser assistir, como o uso da máscara e o distanciamento social. Já os atletas só poderão retirar a máscara quando a provar tiver início.
Esta prova será disputada por atletas desde os escalões de benjamins a veteranos, em distâncias que vão desde os 300 aos seis mil metros.