Câmara de Elvas altera Estratégia Local de Habitação

A Câmara Municipal de Elvas aprovou, esta quarta-feira, dia 26, em reunião do executivo, a alteração da Carta Municipal e Estratégia Local de Habitação.

De acordo com o que foi referido na reunião, a estratégia existente não ia de encontro às reais necessidades. O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, referiu que “esta nova estratégia vai englobar todo o concelho, começando pelo Caia, passando pelo Bairro das Pias e requalificando o centro histórico, quer de Elvas quer das freguesias rurais”.

De entre alguns dos aspetos apresentados anteriormente, destaque para os quatro milhões de euros destinados a requalificar habitações na freguesia de Santa Eulália. Com esta nova proposta, esse mesmo valor vai ser “distribuído por todas as freguesias rurais do concelho, para requalificar casas degradadas que depois serão entregues a famílias dessas mesmas freguesias”, de acordo com o presidente da câmara.

Por outro lado, a Câmara Municipal de Elvas pretende investir cerca de quatro milhões de euros para uma intervenção “ao nível das questões térmicas, nos fogos da Boa-Fé, Barbacena e Santa Eulália. Não podemos deixar que, no período do inverno, estas habitações deixem entrar humidade e fiquem pretas. Já no que diz respeito a Vila Fernando, mantemos a intenção de adquirir os 18 fogos do antigo Centro Educativo, para podermos requalificar e ai instalar mais 18 famílias”.

A estratégia inicial previa a reabilitação de 100 fogos no centro histórico de Elvas. No entanto, de acordo com o presidente, “este número pode até aumentar. Por exemplo, se não gastarmos os quatro milhões nos fogos da Boa-Fé, podemos investi-los em mais habitação no centro histórico”.

Paula Calado, vereadora eleita pelo PSD na câmara de Elvas, mostrou-se preocupada com a atribuição destas habitações sociais: “a minha intervenção de destaque está relacionada com o plano de habitação para Elvas, porque me preocupa a atribuição dos fogos; parece-me que nunca foi feita uma reabilitação tão grande e tenho receio que isso venha mexer com o que é o tecido social do centro histórico. Apesar dessa questão, tenho a certeza que teremos tempo para fazer tudo dentro da lei e encontrar soluções que satisfaçam as necessidades das famílias e, por outro lado, tentem criar um tecido social propício a tudo o que é uma Elvas turística e apresentável”.

Da Estratégia Local de Habitação faz ainda parte a requalificação do Bairro das Pias, aumentando de 40 para 48 o número de fogos disponíveis para habitação social, bem como espaços social, de educação e de segurança. É ainda intenção da autarquia que o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) ceda os 11 fogos que estão livres, no Bairro de São Pedro, para realojar as 11 famílias que se encontram já instaladas em coabitação com outros agregados familiares.

Todas as deliberações da Câmara Municipal de Elvas, nesta reunião, foram tomadas por unanimidade, numa sessão com cinco eleitos presentes, uma vez que faltaram Cláudio Monteiro e Tiago Afonso.