Sobreira Grande em Arraiolos é a Árvore do Ano de 2022

A Sobreira Grande do Vale do Pereiro de Arraiolos foi eleita a árvore portuguesa do ano de 2022.

A árvore com 250 anos, localizada no Vale do Pereiro, no concelho de Arraiolos, venceu este concurso Concurso da “Árvore Europeia do ano 2022” com 3317 votos, naquela que foi a votação mais participada deste concurso, até à data de hoje.

Como revela José Pinto, do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Arraiolos, é “sempre com orgulho que a Câmara Municipal de Arraiolos e, neste caso, a comunidade de Vale do Pereiro, recebe a notícia”, acrescentando que a Sobreira Grande “é de facto uma árvore com uma grande ligação à comunidade”.

O responsável pelo Gabinete de Comunicação explica que esta candidatura foi realizada “com o propósito de valorizar o território e o montado, de sobro e azinho, enquanto património natural da nossa paisagem”. José Pinto revela que este é um título importante, não só pela dimensão turística que pode vir a trazer a Arraiolos, de forma a “constituir uma mais valia, naquilo que será os projetos de circuitos pedestres, incluindo a Rota do Montado”, como também, economicamente, pois “a cortiça e o sobreiro, são de facto importante para a economia do país”.

O público decidiu entre dez árvores candidatas, num total de votos registados de 15.588, tendo a Sobreira Grande sido a vencedora da Árvore Portuguesa do Ano de 2022.