“Vive a Democracia” quer combater abstenção jovem nas Legislativas

“Vive a Democracia” é o nome da campanha lançada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) para combater a abstenção, principalmente dos jovens, nas eleições legislativas.

Segundo dados da Universidade Católica Portuguesa, nas últimas eleições presidenciais, a abstenção jovem situou-se entre os 48 e 55%.

O diretor regional do Alentejo do IPDJ, Miguel Rasquinho, adianta que a campanha pretende “reduzir a abstenção nas camadas mais jovens, para não se absterem e serem eles a tomar as próprias decisões, sendo que o IPDJ já tinha, anteriormente realizado campanhas do género, nas eleições europeias, onde há uma taxa de abstenção muito elevada”.

A campanha decorre online, através das redes sociais do IPDJ e da FNAJ, “apelando ao voto e mostrando testemunhos de jovens que querem e vão votar e, pretendem que o destino dos jovens, não fique nas mãos dos outros”, explica ainda.

A campanha teve início no passado dia 10, e Miguel Rasquinho afirma que, para já, “o feedback tem sido muito positivo, através das visualizações” que têm, esperando que se reflita “nos dias 23 e 30, com “a redução da abstenção”.

Campanha “Vive a democracia que pretende apelar aos jovens para que não se abstenham de votar nestas eleições legislativas.