Elvas: bolsas de estudo para todos e novos investimentos

Neste início de ano, a autarquia de Elvas tem já pensado e preparado todo o trabalho a desenvolver ao longo de 2022, assim como dos próximos anos, segundo o presidente, Rondão Almeida.

Esse trabalho assenta em “três pilares fundamentais” – habitação, emprego e saúde -, sendo que, ao nível da habitação, o autarca garante que o município já tem alguns edifícios degradados para que depois se comecem a fazer obras de requalificação. “Tenho uma estratégia para avançar e tentar resolver os problemas de todos aqueles que precisam de uma habitação”, garante Rondão Almeida. A Câmara de Elvas “está a comprar tudo o que são edifícios degradados, dentro do centro histórico e dentro das aldeias”.

Recuperar esses edifícios, realojar pessoas e conduzir mais famílias ao centro histórico da cidade é o principal objetivo da autarquia, depois das casas degradadas compradas e feitas as candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Queremos trazer mais de 150 famílias a viver para dentro do centro histórico”, adianta o autarca, assegurando que os “primeiros passos”, para esse objetivo, já estão a ser dados.

Na área social, apesar da “fragilidade económica” da autarquia, diz Rondão Almeida, os mais de 250 alunos de Elvas, a frequentar o ensino superior, que tenham solicitado o apoio da Câmara, ao nível das Bolsas de Estudo, terão todos direito a elas. “O atual regulamento da Câmara é atribuir 50 Bolsas de Estudo (…), mas foram aprovadas 256”, garante.

Rondão Almeida revela ainda que, e “olhando para as crianças”, o município quer que todas, no início do próximo ano letivo, “tenham direito à mochila e ao material escolar”, à semelhança daquilo que aconteceu na altura em que também desempenhava o papel de presidente. “Todos os alunos passarão também a ter direito a transporte escolar gracioso, estejam eles no 10º ou 12ª ano, a viver na Terrugem, em Vila Boim, etc.”, adianta.

Quanto à área do emprego, Rondão Almeida revela que o município está a chegar à fala com proprietários da zona de expansão industrial, para que possa começar a comprar edifícios, com o objetivo de fazer nascer um parque industrial.

“Fomos abordados e temos já alguns projetos, que levam a um forte investimento de empresários no concelho, que trazem algumas dezenas muito largas de empregos”, acrescenta, dando conta dos negócios relacionados com uso de cannabis para fins medicinais e de outros dois na CERSUL, em Santa Eulália, relativamente a um lagar e um posto de transformação de bagaço de azeitona, com recurso a insetos e “nada poluente”.  Dá também conta de um projeto, que diz ser “um grande laboratório”, a ser apresentado publicamente, a seu tempo, mas que já está instalado na antiga Estação de Olivicultura de Elvas.

Agora e com a “casa arrumada”, Rondão Almeida garante que o município “não está parado”, sendo que, em três meses, os encargos assumidos por pagar, a rondar os oito milhões de euros, já foram reduzidos em três milhões.