Surto de Covid com cerca de 28 infetados na Cruz Vermelha de Elvas

O Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa volta a enfrentar um surto de Covid-19, depois de identificados um total de 18 infeções entre utentes e cerca de dez em funcionários.

Os casos positivos entre os utentes, de acordo com a diretora da instituição, Isabel Mascarenhas, foram detetados no decorrer das regulares testagens efetuadas, “de acordo com aquilo que está normalizado com a Direção-Geral da Saúde”. “Os casos têm sido identificados, ao longo das semanas, durante o mês de dezembro e de janeiro, mas com maior incidência neste mês de janeiro”, adianta.

Dos utentes que estão infetados, 13 são dos Cuidados Continuados e cinco da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI). Quanto ao estado de saúde destes utentes, Isabel Mascarenhas não avança com informações, assegurando que essas são divulgadas apenas, de forma diária, às famílias. “Todo o estado clínico das pessoas é transmitido, diariamente e diretamente, às famílias”, assegura.

Entre os funcionários da Cruz Vermelha, há também cerca de uma dezena de infetados com Covid-19: “alguns estavam ao serviço; outros não estavam ao serviço e foram identificados antes de entrar ao serviço, pelo que já não iniciariam a sua atividade; e outros comunicaram que tinham estado em contacto com alguém que estava positivo”, revela Isabel Mascarenhas.

De recordar que, já no final de outubro de 2020, o Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa enfrentou um surto de Covid-19, resolvido em dezembro do mesmo ano, após a infeção de 20 utentes e oito funcionários.