Corta-Mato Escolar regressa esta quinta-feira ao Parque da Piedade em Elvas

O Corta-Mato Escolar regressou, esta manhã de quinta-feira, 13 de janeiro, ao Parque da Piedade, em Elvas, contando com cerca de 50 alunos, da Escola Secundária D. Sancho II, de Elvas, sendo que a iniciativa decorre em simultâneo também em Vila Boim.

Para o professor Alexandre Henriques, de Educação Física do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, esta é uma iniciativa que decorria todos os anos, “uma fase inicial que dará o apuramento para a fase seguinte e que não tem decorrido nos últimos anos, devido à pandemia”, e para si, é uma atividade importante da qual os alunos muito gostam, e na qual as escolas participam de forma bastante ativa. O professor explica ainda que existem duas corridas, uma de 2500 metros para o sexo feminino e outra de 3500 metros para o masculino, havendo também escalões de juniores e juvenis.

Na área do desporto, houve muitas limitações, assim como cuidados, no que à Covid-19 diz respeito, pelo que o retomar a atividade física é muito importante, e para o professor algo do qual os alunos muito carecem. “Nos últimos dois anos, na nossa área de educação física, foi muito castradora, tivemos muitas limitações, porque os alunos fazem atividade física sem máscara e temos que ter muitos cuidados, com as regras e orientações do Ministério da Educação e, finalmente, este ano, estamos a retomar esta atividade e é algo de que eles carecem, porque precisam deste tipo de atividade e sentimos ,nas aulas, que eles têm algumas limitações que não tinham antes, pelo que este tipo de iniciativa é importante não só pelo convívio, mas também pelo desenvolvimento físico e emocional, é um ambiente escolar que é muito importante para eles e que faz muito bem à saúde”, revela.

Um dos alunos que participam neste corta-mato é Leandro Miranda, do 10ª ano. Aos nossos microfones explica que, como pertence ao Clube Elvense de Natação, não se preparou propriamente para esta iniciativa, uma vez que treina diariamente, pelo que está com “boas expectativas” para este corta mato. Já Bruno Machado, também do 10º ano, não vai correr, mas faz parte de toda a organização do evento e adianta que para si, “é muito bom poder voltar” a realizar iniciativas deste género, porque “é sinal de regresso”.

A nossa reportagem falou também com duas alunas que correram este corta-mato: Maria Boné afirma que como faz parte de um grupo de atletismo da cidade, ao nível da preparação física “ajuda um bocado”, estando “com boas expectativas e revela ainda que se sente preparada; já Carolina Pingueiro também faz parte de um clube de atletismo e explica que apesar de uma lesão que sofreu recentemente, correu tudo bem e consegue participar nesta iniciativa sentindo-se, igualmente, preparada. Carolina revela ainda que, desde que se lembra, foi sempre apurada para as fases seguintes deste corta-mato, adiantando que este “dá motivação extra porque o objetivo é, sempre, chegar mais longe”.

A próxima fase do corta-mato será a nível distrital e posteriormente segue-se a fase nacional.