Montemor: StartUp apoia empresas de diferentes áreas em fase inicial

A StartUp de Montemor-o-Novo é uma infraestrutura empresarial, sediada na zona industrial daquela cidade, que permite aos empreendedores de pequenas e micro empresas ter acesso a materiais, instalações ou consultoria, para o arranque dos seus projetos em fase inicial.

Esta incubadora “foi lançada pelo Município de Montemor-o-Novo, em julho de 2013, na altura com o nome CAMPE – Centro de Acolhimento de Micros e Pequenas Empresas”, começa por explicar o chefe de divisão de planeamento e apoio ao desenvolvimento económico na StartUp, Daniel Pedreira. Entretanto, adianta, “foi tomada a decisão em julho do ano passado de fazer a alteração do nome comercial para StartUp – Montemor-o-Novo”, de forma a que esta se conseguisse afirmar e posicionar enquanto infraestrutura de acolhimento de novos projetos promissores.

Assim, a StartUp torna-se um meio de apoio a empresários, uma vez que disponibiliza “espaços físicos e apoio logístico para o desenvolvimento de ideias de negócio”, sendo ainda este apoio acompanhado com “serviços de consultoria, tutoria, formação, que é dada através dos nossos recursos humanos, ou de parcerias estabelecidas”.

Esta incubadora de empresas é dirigida “exclusivamente pelo Município de Montemor-o-Novo”, em diversas vertentes de negócio, “ou para quem tenha um negócio recentemente criado, isto é, numa ótica de incubadora, o apoio ao arranque, ou alguém que esteja a desenvolver ou tenha uma ideia de negócio e quer, na prática, validar essa ideia, ou então quem já esteja a constituir a empresa, uma ideia madura e queira iniciar”, adianta Daniel Pedreira.

Quanto à fase de pandemia que se atravessa, a StartUp vive “um momento de estagnação”. “Contudo, foi um grande momento de desafio também, até porque coincide com o momento em que a Câmara assume a gestão da infraestrutura”, permitindo que as empresas se desafiassem a elas próprias, assegura o responsável.

Neste momento, na StartUp, encontram-se 11 empresas instaladas, em três tipologias, ou seja, “quatro empresas em regime virtual, três empresas em espaço de coworking e quatro nas boxes”, nas mais vaiadas áreas, “desde as novas tecnologias, à componente de investigação e desenvolvimento tecnológico, consultoria, fabricação de cosmética natural, comércio, atividades de engenharia”, acabando por ter um público-alvo diversificado.

As sediadas nas instalações da incubadora “são oito a nove”. De qualquer forma, “todas elas, ou têm origem em Montemor, ou são pessoas que residam aqui”, adianta Daniel Pedreira, dando o exemplo de uma das empresas que está em “situação de apoio à aceleração da própria empresa, nomeadamente na sua vertente industrial e que não consegue encontrar outras localizações”, usufruindo dos recursos da StartUp. Esta empresa está, neste momento, a desenvolver “equipamentos na área da industria 4.0, desenvolvendo protótipos no local”.

Daniel Pedreira deixa ainda alguns conselhos aos jovens empreendedores que tenham o sonho de criar ou seguir em frente com um projeto: “primeiro visitem-nos, que podemos ter respostas; se tiverem uma ideia de negócio, certamente que apoiaremos”. “Depois, venham conhecer o nosso tecido empresarial, podendo haver agradáveis surpresas para os empresários, que também estão disponíveis para contratar”.

Como esta é um infraestrutura que pretende apoiar projetos em fase inicial, as empresas podem usufruir dos meios disponibilizados pela StartUp, num “período de até três anos, podendo este ser prorrogado até mais 12 a 18 meses”. Para se candidatar à incubadora, “basta que exista uma ideia viável de negócio”.

A StartUp de Montemor-o-Novo disponibiliza espaço físico e/ou apoio logístico para o desenvolvimento de ideias de negócio e localização de empresas, na sua fase de arranque, ou apenas serviços de consultoria, tutoria, formação e informação. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados devem entrar em contacto pelo número 266 898 111 ou visitar o site startupmontemornovo.com.