Ocupação em UCI na Estremadura é a mais baixa do país

Ainda que os contágios continuem a aumentar devido à nova variante da Covid-19, a Ómicron, a pressão hospitalar na Estremadura espanhola, mantém-se num nível baixo.

Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, a Extremadura regista a taxa de ocupação de camas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), por cada cem mil habitantes, mais baixa de todas as comunidades autónomas e situa-se em 1,69%, face a 4,33% da média nacional. Nos hospitais extremenhos estão neste momento 173 pessoas internadas, das quais 18 estão em UCI.

A Ministra da Saúde, Carolina Darias, revelou ontem que as pessoas dos 60 aos 79 anos não vacinadas, contra a Covid-19, têm 20 vezes mais probabilidade de morrer do que aquelas que já estão imunizadas, de acordo com relatório da última sexta-feira do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde (CCAES) do Ministério da Saúde. Segundo este relatório, as pessoas não vacinadas, nestas faixas etárias têm 16 vezes mais probabilidade de ser internadas e as vacinadas 30 vez menos probabilidade de ser internadas em UCI.

Já o presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Vara destacou o papel da Extremadura na vacinação, que está entre as comunidades autónomas com mior taxa de vacinação, avançando que, 90% da população com mais de 60 anos tem já a vacinação completa, e 60% com mais de 50 já estão vacinados, e que quase metade da população entre os 40 e 49 anos também já recebeu as doses da vacina, contra a Covid-19.

Quanto à situação epidemiológica da Estremadura Espanhola, foram ontem notificados 3.423 novos casos de infeção por Covid-19, sendo que a cidade de Badajoz foi a que mais casos registou, com 521 novos casos, em 24 horas.