Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude em Elvas na segunda-feira

Cruz Peregrina em Beja

Elvas recebe, na próxima segunda-feira, dia 10, e Campo Maior, na terça, dia 11, os dois símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude que decorrem, no próximo ano, na presença do Papa, em Portugal.

A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora chegaram à Arquidiocese de Évora a 31 de dezembro, entregues pela Diocese de Beja. Depois de percorrerem 29 paróquias de Évora, seguem para a Diocese de Portalegre e Castelo Branco, a 30 de janeiro.

Os símbolos, revela o padre Ricardo Lameira, chegam a Elvas vindos de Estremoz, seguindo, no dia seguinte, para Campo Maior, sendo o grande objetivo da iniciativa dá-los a conhecer ao maior número possível de jovens e anunciar a presença do Papa, no país, no próximo ano.

Durante o dia de segunda-feira, está previsto que os símbolos percorram todas as escolas de Elvas. “Também teremos um momento de oração comunitária, à noite e iremos transportá-los (os símbolos) para um momento de oração íntima, na comunidade dos Pequenos Filhos da Mãe de Deus. Se possível, gostaríamos muitos de os levar também até ao estabelecimento prisional de Elvas”, revela o pároco.

Na terça-feira, dia 11, está previsto que os símbolos cheguem a Campo Maior, perto das 9 horas, ao Mosteiro da vila, passarão pela Câmara Municipal de Campo Maior, Bombeiros Voluntários e Santa Casa da Misericórdia, sendo que às 15 horas são levados para a Igreja Matriz, para assinalar a data haverá reza do terço às 18 horas, seguida de Eucaristia”, revela ainda o pároco, adiantando que este “é um programa simples, mas que marca a passagem dos símbolos pela paróquia”.

As Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, aquele que é o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, realizam-se de 1 a 6 de agosto, na zona do Parque Tejo, junto ao espaço que acolheu a Expo’98, em Lisboa.

Saiba mais sobre os dois símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude.

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem cada Jornada Mundial da Juventude, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem. A receção e o acolhimento dos símbolos têm dado muitos frutos um pouco por todo o mundo.

Em África, estes dois símbolos instaram os jovens a converterem-se numa geração não-violenta, encabeçaram várias marchas pela paz e foram tocados por milhares, que os saudaram também com os trajes típicos dos seus países. Ajudaram ainda a levar reconciliação onde havia tensão, como em Timor-Leste.

A Cruz Peregrina

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé.

O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani

Desde 2000 que a cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus
Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.