Programa da UE permite intercambiar funcionários de empresas

A Comissão Europeia lançou um programa que permite, aos funcionários, assim como proprietários e gestores, de empresas de todos os estados membros da União Europeia, assim como da Islândia, Noruega, Albânia, República da Macedónia, Montenegro, Sérvia e Turquia, realizarem intercâmbios, entre si.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo adianta que este programa é dirigido “a micro, pequenas e médias empresas, havendo a possibilidades de um profissional liberal ou freelancer estão incluídos, nas mais diversas áreas”.

Estas entidades devem registar-se no portal próprio para o intercâmbio, e há um ponto de contacto nacional que faz de intermediário que dá apoio às empresas. Este programa não tem data limite e  os intercâmbios entre funcionários devem ter a duração entre um a seis meses, com uma bolsa que pode ir até 1.100 euros por mês, para as viagem e estadia, havendo uma bolsa suplementar para pessoas com algum tipo de deficiência

Ana Pereira revela ainda quais os objetivos deste programa de intercâmbio. “É objetivo colocar as empresas a falar umas com as outras, ajudá-las a ter novas práticas de pesquisa de mercado e estratégias de marketing, possibilidade de juntas desenvolver novos produtos em conjunto, havendo um leque muito amplo de atividades”.

As empresas devem continuar a honrar os seus compromissos contratuais e salariais para com os seus funcionários.

Pode encontrar mais informações sobre este programa aqui.

O Programa da União Europeia que permite intercâmbio entre funcionários de empresas é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”.