17 milhões para investimento privado em Santa Eulália

Duas empresas vão investir cerca de 17 milhões de euros, junto aos silos da Cersul, em Santa Eulália, para a construção de um lagar e uma empresa que transforma, de forma biológica e sem poluição, o bagaço de azeitona.

A empresa responsável pela construção do lagar é a Lagarices, com sede em Elvas e que desenvolve a sua atividade principal no âmbito de produção de azeite. Miguel Gonçalves, um dos sócios gerentes desta empresa, explica que “o lagar resulta da necessidade de um grupo de produtores em escoar a sua azeitona. Este é um projeto que pretende produzir azeite de qualidade com as azeitonas da região”.

A construção deste lagar representa um investimento de “sete milhões de euros, cerca de dois milhões de fundos comunitários. Vamos criar cinco postos de trabalho permanentes, sendo que na época de azeitona teremos mais uns quantos sazonais”, garantiu.

A obra do lagar deverá começar ainda este mês. A previsão é que esteja concluída no final de setembro para que possa funcionar, em pleno, já na próxima campanha de apanha de azeitona.

Paralelamente, vai ser construída uma fábrica de transformação de bagaço de azeitona. O projeto resulta de uma parceria entre a EntoGreen e a Lagarices e vai transformar este subproduto, “através de meios biológicos, em proteína animal e matéria orgânica”, de acordo com Miguel Gonçalves.

Bagaço de azeitona

Esta vai ser a primeira unidade de transformação do bagaço em matéria orgânica o que vai permitir que as duas empresas se complementem. O lagar “fornece o bagaço de azeitona e a empresa transforma-o sem haver qualquer tipo de poluição ambiental. Este era um subproduto que causava alguns problemas. Desta forma será transformado numa mais valia. Vamos utilizar larvas de uma mosca para comerem o bagaço. Os excrementos da larva serão matéria orgânica que poderemos espalhar nos nossos campos e a própria larva será transformada em proteína animal que serve para ser aplicada em rações. Trata-se de um método completamente revolucionário e seremos a primeira empresa a transformar o bagaço desta forma”.

A unidade de transformação do bagaço de azeitona resulta de um investimento de cerca de 10 milhões de euros, sendo que a obra deverá estar concluída apenas em 2023.

Estes dois investimentos, de cerca de 17 milhões de euros, resultam na criação de cerca de 55 postos de trabalho permanentes: cinco no lagar e cerca de 50 na empresa de transformação do bagaço de azeitona.