500 mil euros para incentivar comércio da Calle Menacho (Badajoz)

O Ayuntamiento de Badajoz vai investir mais de meio milhão de euros para incentivar o comércio na zona da Calle Menacho e parte do Centro Histórico. O Ministério da Indústria, Comércio e Turismo concedeu-lhe 373.973 euros de fundos europeus de recuperação, após a aprovação de um projeto que vai cofinanciar com 144.914 euros do empréstimo de 12,5 milhões que o autarca assinou na semana passada com o Unicaja Banco.

Embora não tenham ainda recebido os 467.466 euros que inicialmente pediu, a Consejala do Comércio, Lara Montero de Espinosa, afirma estar “moderadamente satisfeita” com o montante que finalmente lhes foi atribuído: “poderia ter sido, como em outras cidades, mas estamos felizes porque esse dinheiro irá permitir realizar várias ações. O importante é que vamos poder começar a trabalhar nos centros comerciais abertos e dar-lhes um impulso”.

Até ao momento, a delegação que está a seu cargo organizou várias atividades de dinamização, mas os estragos que a pandemia tem causado às lojas de Badajoz gerou a necessidade de “potentes investimentos, para apostar em centros comerciais inteligentes” que conseguem equiparar Badajoz às cidades “de características semelhantes.”

Para isso, serão abordados cinco eixos principais: o que mais valor aporta, de 299.869 euros, é aquele que tem como objetivo cumprir a Agenda 2030 e, especificamente, no que se refere à sustentabilidade e à economia circular. Nesse sentido, o Ayuntamiento vai melhorar a iluminação viária, ambiental, arquitetónica e a área das quatro ruas onde atuarão além da Menacho: Francisco Pizarro, Vasco Núñez, Guardia Civil e Santo Domingo. Para isso, serão instaladas colunas de luz inteligentes, que vão gerar uma economia de energia de 85%. Além disso, também terão diferentes pontos de recarga para dispositivos móveis e pequenos veículos elétricos.

A secção de transformação digital inclui a instalação de câmaras de segurança e emergência, além de altifalantes para campanhas publicitárias e música ambiente. As aplicações também serão desenvolvidas para facilitar o comércio e nas quais é possível acrescentar informações turísticas.

No que diz respeito à transformação do ponto de venda, está previsto um projeto de construção e renovação para a decoração e alteração do desenho dos tetos das arcadas da avenida Juan Carlos I.

Por fim, toda a área terá rede wi-fi e os funcionários das lojas ali localizadas serão formados em línguas. O idioma escolhido foi o português, devido à Eurocidade e tendo em conta as relações diárias entre os comerciantes pacenses e os portugueses.

Estima-se que todas estas ações devem ser realizadas em 2022, e serão beneficiadas 232 empresas de retalho, o que representa 45% do total que está registado em Badajoz.