Linhas programáticas do BE para o distrito nas Eleições Legislativas

A Comissão Coordenadora Distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda (BE) reuniu no passado dia 23, onde aprovou o programa eleitoral distrital, para as Eleições Legislativas do próximo dia 30.

Foram também definidas as principais linhas programáticas do partido, pelo distrito, onde surge em primeiro lugar a saúde, segue-se a criação de emprego com direitos, a regionalização, a mobilidade, as alterações climáticas e ambiente, minorias étnicas e imigrantes, e cultura e património.

No que diz respeito à saúde o partido pretende a criação de um programa de emergência para os hospitais de Portalegre e Elvas, que “resolva as situações de descalabro nos dois serviços urgência. Contratação de pessoal médico, enfermeiro e auxiliar”, já nos Centros de Saúde quer a “reabertura das extensões de Saúde encerradas no distrito e resposta com urgência à lista de espera das consultas de especialidades”.

Para criar emprego com direitos, o BE prevê um Plano regional de reabilitação e requalificação urbana, pública e privada, a “obrigatoriedade das empresas apoiadas por dinheiros públicos terem nos seus quadros de pessoal trabalhadores efetivos, assim como o reforço dos quadros de Inspetores/as na ACT de Portalegre” e o “combate a todas estas situações são uma prioridade, para contrariar a pobreza e desenvolver a economia e a todas as desigualdades sociais”.

No que diz respeito à regionalização, o partido afirma, em comunicado, que esta serve “para combater as assimetrias regionais e poder promover o desenvolvimento equitativo de uma região de forma integrada, de acordo com as respetivas necessidades, pelo que a seu ver “regionalizar é democratizar, é descentralizar e é desenvolver as regiões”.

Já relativamente à mobilidade, o Bloco considera que é necessária uma resposta “à falta de transportes no distrito que combata os efeitos do isolamento em que as pessoas se encontram em particular os idosos; criação de passes sociais combinados que articulem transportes urbanos e interurbanos; transportes públicos gratuitos para pessoas com mais de 65 anos, e ainda dotar os edifícios públicos com acessos que permitam a todos os cidadãos a sua utilização”.

Sobre a rede ferroviária, propõe a “reabertura do ramal de Cáceres e mudança da estação ferroviária de Portalegre para a zona industrial e comercial desta cidade. Na rede viária é posta a recuperação com renovação da EN-371 e da EN-373, entre Arronches, Campo Maior e Elvas; alargamento do IP2 até Évora; construção de uma passagem desnivelada no cruzamento com a zona industrial e comercial de Portalegre.”

O Bloco de Esquerda insiste ainda na “luta pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz, solicitando uma maior intervenção do Governo na fiscalização da poluição do Tejo, aplicando pesadas coimas sobre os poluidores”. O partido quer ainda publicar o “cadastro florestal do Parque Natural de São Mamede”.

Quanto ao tema das minorias étnicas e imigrantes, o BE quer a “criação da figura do mediador de cada minoria étnica e de comunidade de imigrantes e criar em todos os municípios um gabinete de apoio com profissionais qualificados”.

A sétima e última linha programática do partido para as Eleições Legislativas de dia 30 incide na cultura e , onde afirma que é necessário “cuidar e reabilitar todo o património”, assim como apoiar, incentivar e desenvolver as associações da mais variada índole (recreativas, culturais, desportivas), bem como do artesanato regional e demais tradições locais ou regionais”.