Aulas recomeçam dia 10: Lacerda Sales afasta hipótese de adiamento

As aulas vão ser retomadas na próxima segunda-feira, 10 de janeiro, revelou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, afastando a hipótese de ser adiado o arranque letivo, após as férias do natal e a semana de contenção, devido ao aumento de casos de Covid-19.

“Penso que essa medida (adiamento) não está garantidamente sobre a mesa. E, portanto, as aulas começam no dia 10 de janeiro para as crianças, porque essa é uma medida fundamental para a saúde física, mental, social e psicológica das nossas crianças”, revelou o governante.

Lacerda Sales diz que o ensino presencial é “fundamental para as crianças”, assegurando que, no entanto, e de acordo com a evolução epidemiológica, o Conselho de Ministros irá avaliar a situação.

O governante garante ainda que o país tem capacidade de testagem à Covid-19, através das mais de 1.400 farmácias aderentes e 700 postos de laboratoriais de testagem, salientando que Portugal é o quarto país europeu com mais testes realizados.

Portugal, segundo Lacerda Sales, tem mais de 26 milhões de testes efetuados e que só na quinta-feira, dia 30 de dezembro, foram realizados mais de 400 mil testes.