Comendador Rui Nabeiro é a personalidade de 2021 na Rádio ELVAS

Neste fim de ano, é altura de fazer balanços sobre os últimos 12 meses e perspetivar um ano novo melhor. Em termos de balanço, a Rádio ELVAS destaca como figura do ano de 2021, o comendador Rui Nabeiro (na foto), que cumpriu 90 anos em março deste ano.

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931, em Campo Maior, e em 1961, com a mulher e filhos, fundou a Delta Cafés. Empresário líder no mercado dos cafés, constituiu em 1982 a Novadelta e, em 1984, criou uma nova fábrica de torrefação, na altura a maior da Península Ibérica. Em 1988, criou a holding Nabeirogest, através da qual soma, atualmente, investimentos no ramo agrícola e vitivinícola, na distribuição alimentar e de bebidas, no retalho automóvel, no comércio imobiliário e na hotelaria.

A 9 de junho de 1995, Mário Soares atribuiu-lhe o grau de comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial, e a 5 de janeiro de 2006, Jorge Sampaio distinguiu-o como comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2002, foi apresentada a biografia de Rui Nabeiro, intitulada “O homem. Uma obra – a de Rui Nabeiro”, da autoria de Tereza Castro Ribeiro Reis. Em 2007, inaugurou o Centro Educativo Alice Nabeiro, para dar resposta às necessidades extraescolares das crianças de Campo Maior. Com o patrocínio da Delta, a Universidade de Évora criou, em 2009, a Cátedra Rui Nabeiro, destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da biodiversidade.