Novos casos Covid em São Vicente levam ADAITI a testar comunidade

Tendo em conta o surgimento de novos casos de Covid-19 em São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, o lar da Associação de Apoio à Infância e Terceira Idade (ADAITI), juntamente com a Junta de Freguesia, realiza, nesta quinta-feira, 30 de dezembro, uma testagem à comunidade.

Com a atual situação, na freguesia, a causar alguma preocupação, revela o presidente da ADAITI, Manuel Anastácio, esta testagem surge, apesar das dificuldades, para que se evite, sobretudo, que o vírus entre no lar. “Queremos fazer o máximo possível de testagem para podermos perceber onde existem, realmente, os focos de infeção e para relativizar a situação, de alguma forma, com as nossas funcionárias, porque são elas que entram dentro da instituição. É aí que queremos barrar a entrada do dito vírus”, revela.

A testagem, a realizar no Espaço Net da Junta de Freguesia, será assegurada por um dos enfermeiros do lar, a partir das 18 horas. “De alguma forma, estamos a trabalhar para a instituição, ajudando também a população, para criar essa segurança”, diz Manuel Anastácio, adiantando que se prevê, na próxima semana, a realização de uma outra testagem.

A marcação, para os interessados em realizar um teste rápido, de antigénio, à Covid-19, deverá ser feita através do contacto 963 938 406, até às 16 horas, de amanhã. Ao todo, serão feitos até 30 testes.

O custo da realização do teste, adianta Manuel Anastácio, é de dez euros, valor “determinado pelo preço do teste e do serviço do enfermeiro”. Os dez euros pagos por cada teste realizado revertem para a instituição, sendo entregue, a cada pessoa testada, um recibo de donativo.

No decorrer desta testagem, que terá início às 18 horas, cada pessoa deverá aguardar dentro do seu veículo, até ser chamada. No caso de não possuir automóvel, a instituição pede para que se procure manter sempre o distanciamento e fazer uso de máscara.