Hoteleira do Alentejo quase esgotada no Natal e Ano Novo

As unidades turísticas do Alentejo estão quase esgotadas para o Natal e Ano Novo e só a pandemia de Covid-19 poderá vir a impedir este crescimento.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva (na imagem), considera que as pessoas já não encaram da mesma forma a pandemia, sobretudo devido à vacinação, apesar das “recomendações para que se tenham todos os cuidados”, nesta quadra festiva, pelo que, ao que tudo indica, o fim de ano vai ser “muito bom” na região.

A pandemia “continua a ser preocupante, mas as pessoas já perceberam que, embora o número de casos aumente, o número de mortes mantém-se estável”, diz ainda Vítor Silva.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, até setembro, o país teve 50 por cento do número de dormidas registado antes da pandemia. A responsável pela pasta do Turismo refere ainda que “são números que ficam muito aquém do que era desejado”, mas há a esperança de, em breve, alcançar os números “extraordinários” registados entre janeiro de 2019 e março de 2020.

Os números do Alentejo, ainda assim, garante Rita Marques, são bons indicadores, quer para a região, quer para o país, pelo que os próprios empresários do setor devem estar “muito orgulhosos por terem consigo manter os seus investimentos, muitos importantes para permitir a pernoita de quem nos visita, por esta altura”.

Segundo Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, as pessoas procuram o Alentejo para passar as suas férias. Por outro lado, nesta altura de pandemia, foi nesta região que os visitantes encontraram uma fuga para os que gostam de um turismo “seguro e sem muita confusão”.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, em outubro deste ano, a região Alentejo registou um aumento de 14,9 por cento no número de dormidas, comparando com o mesmo mês de 2019.