Empresários veem Elvas como ponto estratégico para localizar empresas, garante Rondão

Nos últimos tempos, têm sido estabelecidos contactos entre a Câmara Municipal de Elvas e diversas empresas para a instalação de projetos no concelho. O interesse dos empresários, “que começam a ver Elvas como um ponto estratégico para colocarem as suas empresas”, tem surgido, sobretudo, “nas áreas do solo e da água”, de acordo com Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas.

O autarca refere que já surgiram alguns projetos “interessantes para o concelho, a começar pela própria CERSUL que vai investir cerca de oito milhões de euros. Por outro lado, surgiu um outro investimento, dentro das novas tecnologias, para tratar o bagaço de azeitona sem poluição, sendo uma indústria que dá trabalho a cerca de 50 pessoas, durante todo o ano. Foi também simpático saber que existe um empreendedor, já instalado na antiga Estação de Olivicultura, que quer formar um laboratório para criar árvores”.

Rondão Almeida refere que “depois de apresentado o projeto relacionado com a canábis, há esperança que Elvas possa ter muitas surpresas, em 2022, relacionadas com a criação de centenas de postos de trabalho”. Esta informação foi avançada no decorrer da reunião do executivo municipal que aconteceu esta quarta-feira, dia 22, no salão nobre da câmara de Elvas.

Cláudio Monteiro, vereador do Partido Socialista na câmara de Elvas, refere que “o balanço desta sessão é muito positivo”, garantindo que “os eleitos do PS continuam a trabalhar em prol de Elvas e dos elvenses”. Na reunião de câmara, todos os pontos foram aprovados por unanimidade, com exceção do aumento de 1,1 por cento no tarifário da Aquaelvas para 2022, que teve o voto contra da vereadora do PSD, Paula Calado.

De destacar, ainda, a aprovação condicional do programa cultural do Feriado Municipal do 14 de Janeiro, que vai contar com três espetáculos: no dia 14 a atuação da Orquestra Ligeira do Exército, no dia 15 uma noite de fados com artistas locais e no dia 21 de janeiro espetáculo com Ana e Rui Magarreiro. A concretização deste programa nesta data está condicionada à evolução pandémica da Covid-19.