Jogo sobre Invasões Francesas distribuído por escolas de Elvas

O jogo “Napoleão Bonaparte: o princípio do fim” foi apresentado publicamente, esta tarde de terça-feira, 21 de dezembro, na Capela do Forte da Graça, em Elvas.

O jogo é uma das componentes financiadas pelo Programa Valorizar, do Turismo de Portugal e resulta de uma parceria com a empresa Science 4 you, no âmbito do projeto “Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal“, que une a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra aos municípios de Elvas, Almeida, Bombarral, Lourinhã, Mealhada, Mortágua, Penacova e a Rota Histórica das Linhas de Torres (municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).

Este é um jogo de tabuleiro “lúdico educativo, sendo muito interessante, porque retrata uma parte da nossa história, ou seja, as invasões francesas e a resistência às mesmas e acaba também por ser um produto turístico”, refere a vereadora no município de Elvas, Paula Calado, adiantando que esta temática está presente desde o 4º ao 12º ano de escolaridade, tendo muitas questões sobre factos e monumentos de Elvas”.

O município vai distribuir “142 jogos pelos agrupamentos de Escolas do concelho, bibliotecas, serviços educativos, Universidade sénior, lares de idosos, e outros 108 estarão disponíveis para venda nos espaços culturais da cidade, como Posto de Turismo, Fortes e museus”.

No âmbito projeto “Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal“ está ainda prevista a realização de umas olimpíadas subordinadas a este jogo, que contam com fases regionais e posteriormente nacional, tendo início em março e a final será em junho. A vereadora Paula Calado ambiciona que uma das semifinais ou final possa ser realizada em Elvas, porque “seria assim mais um evento que decorre na cidade e trará cá gente”.