Duas enfermeiras realizam testes à Covid ao domicílio em Elvas

Com o aproximar da noite de natal, bem como da passagem de ano, duas enfermeiras elvenses – Ana Leonardo e Inês Barrocas – decidiram criar o projeto “Nurses at Home”, com o objetivo de realizar testes à Covid-19 ao domicílio.

O projeto surge de uma “lacuna” verificada na cidade, com o objetivo de permitir que os elvenses possam celebrar esta quadra festiva em família e em segurança, revela Ana Leonardo. “Como trabalhamos na Saúde, percebemos que várias pessoas, que gostariam de visitar os seus familiares, nos lares, que estejam doentes, não conseguiam fazer os seus testes e surgiu-nos esta ideia, para podermos contribuir também para a própria população”, explica.

Tratadas todas as burocracias associadas ao processo de testagem, estas duas enfermeiras começaram a meter mãos à obra. “É um projeto que, por agora, irá ser simplesmente de testagem ao domicílio, para que as pessoas possam ter os seus certificados e, assim, poderem deslocar-se a lares, a estarem em maior segurança nas festas de famílias e ir a eventos”, acrescenta Ana Leonardo.

Este serviço de testagem está a ser realizado em Elvas, sendo que poderá também chegar às freguesias rurais. O preço do serviço é de 15 euros, por pessoa, na cidade. A ser realizado numa das freguesias do concelho, acresce ao valor da testagem o da deslocação.

Até ao momento, adianta Ana Leonardo, o serviço tem tido “bastante procura”: “as pessoas contactam-nos para saber como é que funciona o serviço, temos várias marcações e já realizámos alguns testes”. “Temos também agendados alguns testes para os próximos dias, porque se está a aproximar noite e o dia de natal”, acrescenta.  Ainda assim, há ainda disponibilidade para a realização de testes nos dias 23 e 24, como para a passagem de ano.

Os interessados podem solicitar este serviço de testagem ao domicílio, através da página de Facebook “Nurses at Home” ou dos contactos 967 928 529 e 969 376 902.