Operação “Polícia Sempre Presente: Festas em Segurança” até dia 3

Por ocasião da época natalícia, bem como da passagem para o Novo Ano que se avizinha, a Polícia de Segurança Pública (PSP) leva a cabo a operação “Polícia Sempre Presente: Festas em Segurança 2021-2022”, sob o lema “Celebre connosco em segurança”.

Neste contexto, entre hoje, segunda-feira, 20 de dezembro e 3 de janeiro de 2022, na sua área de responsabilidade em Portugal Continental e na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, a PSP aumentará a sua presença na via pública, reforçando a visibilidade e capacidade de prevenção da ocorrência de ilícitos criminais, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança dos cidadãos.

Face ao previsível aumento do número de passageiros nos aeroportos, a PSP continuará a desempenhar a sua competência de controlo destes passageiros relembrando que a entrada em Portugal depende da apresentação de teste com resultado negativo e, para embarque, é obrigatória a apresentação de teste PCR negativo à COVID-19, à exceção dos viajantes que apresentarem certificado de recuperação.

Desde dia 1 de dezembro e até à presente data, a PSP já fiscalizou cerca de 3 500 voos, tendo sido controlados mais de 341 500 passageiros e levantados 720 autos de contraordenação às pessoas que sem teste e às companhias aéreas que as transportaram.

Já no que concerne às compras de Natal, o crescente recurso a métodos de compras alternativos, nomeadamente através da internet e aplicações, e o consequente pagamento através de plataformas informáticas, contribuiu para o aumento das denúncias de burlas nas comunicações. Assim, os pagamentos com recursos a métodos informáticos devem ser acompanhados de cuidados simples para evitar que os compradores sejam alvos de burlas, dos quais destacam:

– necessidade de os cidadãos compreenderem bem o funcionamento do método de pagamento antes de concretizarem qualquer compra;

– não aceitar auxílio na concretização do pagamento por parte de desconhecidos ou pessoas que não sejam da sua inteira confiança, suspeitando de abordagens/vendas não solicitadas;

– seguir as instruções de utilização das próprias plataformas e, em caso de dúvida na utilização da aplicação, recorrerem aos serviços técnicos do prestador do serviço (número de apoio) ou à PSP.

No que diz respeito à vertente da segurança rodoviária, a PSP está a intensificar a realização de operações de fiscalização no período das épocas festivas, com especial incidência nas principais causas da sinistralidade: velocidade excessiva, uso do telemóvel durante a condução, não uso de cinto de segurança e sistemas de retenção e condução sob o efeito ao álcool e substâncias psicotrópicas.

Na semana que antecede o Natal este aumento da fiscalização verificar-se-á, não só nos grandes centros urbanos (associado ao grande afluxo de pessoas e viaturas nas imediações das áreas comerciais) mas também nos acessos aos principais eixos rodoviários interurbanos, relacionados com as tradicionais deslocações para reunião familiar.

Durante os períodos de ausência da residência (mesmo que por curtos períodos de tempo), as famílias devem garantir que portas e janelas ficam bem trancadas, devendo evitar publicitar as ausências mais prolongadas, nomeadamente através das redes sociais. Nesta vertente, a PSP vai aumentar a vigilância com maior incidência nas zonas residenciais, ativando durante o decorrer desta operação a vigilância a residências particulares após os interessados apresentarem esse pedido esquadra da área de residência.

A PSP reforça ainda o apelo para que os cidadãos denunciem quaisquer crimes, ainda que não concretizados, de que sejam vítimas ou que testemunhem, possibilitando a imediata resposta e investigação policial.

Atendendo ao Estado de Calamidade em que o país se encontra, e à semelhança do que aconteceu no ano transato, devem ser evitadas aglomerações, especialmente em espaços fechados, pelo que esta força de segurança apela a todos os cidadãos que respeitem as normas das autoridades de saúde e das forças de segurança e que, mesmo em família, não descurem as medidas de higiene e segurança sanitária.