Município de Arronches vê reconhecida a boa gestão

O Anuário Financeiro, uma publicação anual editada pela Ordem dos Contabilistas Certificados, volta a colocar a Câmara Municipal de Arronches como a melhor do distrito de Portalegre e uma das melhores do país.

Num trabalho que já vai na sua 16ª edição, foi apresentado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2020, uma publicação que resulta do estudo do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas.

Ao verificar o documento, Arronches apresenta os seguintes resultados:

– primeiro lugar ex-aequo nos Municípios com menor volume de pagamentos de amortizações de empréstimos em 2020 (zero euros);

– primeiro lugar ex-aequo nos Municípios com menor volume de juros e outros encargos financeiros pagos em 2020 (zero euros);

– sétimo lugar nos Municípios com menor valor no passivo exigível referenciados pelo ano de 2020 (582.289 euros);

– primeiro lugar nos Municípios com melhor índice de liquidez (2640% – 200 pontos);

– primeiro lugar nos Municípios com menor Peso do Passivo Exigível no Ativo (1,9% – 200 pontos);

– quinto lugar nos Municípios com menor índice de dívida total do Município (8,44% – 196 pontos);

– e primeiro lugar nos Municípios com melhor grau de execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos (207,7% – 200) pontos).

Com base nos indicadores analisados, foi calculada uma pontuação que ordenou os Municípios em vários rankings. Assim, o Município de Arronches, com 1393 pontos, encontra-se no primeiro lugar no ranking global dos Municípios do distrito de Portalegre, sendo o quinto melhor classificado no ranking global dos Municípios de pequena dimensão. Analisando as diferentes tabelas é ainda possível verificar que, no universo dos 308 municípios portugueses, a Câmara Municipal de Arronches ocupa o 13º lugar no global.