Cinco mil alunos vacinados por dia na Estremadura até ao Natal

“Mais Tranquilidade e alívio para as mães e pais, que têm diferentes opiniões sobre o protocolo estabelecido que não convence todos, “um pouco de dor no braço” entre os mais pequenos e “orgulho e satisfação” pelo “apoio massivo” na Junta de Estremadura.

Este é o resumo, de forma generalizada, da primeira jornada de vacinação, entre 9 e 11 anos, que ontem receberam a primeira dose da vacina Pfizer infantil, contra a Covid-19, em 60 escolas da Extremadura.

Iam ser 61, mas o centro de Aceuchal de Badajoz, incluído na lista do primeiro dia, foi encerrado ontem pelas Autoridades de Saúde, depois de somar 22 casos positivos do covid-19.

No total foram cerca de cinco mil alunos estremenhos dos 4º, 5º e 6º anos do ensino básico que, ontem, arregaçaram as mangas para receber a primeira vacina. “A média é que 95% estão a autorizar a vacinação de seus filhos e filhas e temos que agradecer por confiarem no sistema”, disse o porta-voz da Junta, Juan Antonio González, que falou de “um dia muito importante” e um marco”.

E os cinco mil vacinados ontem corresponde ao ritmo diário de imunização que a Saúde quer atingir até 22 de dezembro, último dia antes das festas de Natal, quando se espera ter atingido 30 mil menores com a primeira dose.