Balcão Único da UE reúne os financiamentos ao setor da cultura

A União Europeia dispõe de um Balcão Único (CulturEU), online, que reúne todos os tipos de financiamento que existem, para o setor da cultura.

O objetivo passa por, neste portal, através de uma filtragem de três passos, ou seja “qual o setor cultural, o tipo de organização e o tipo de apoio que procura, que as instituições possam ter acesso ao programa adequado às suas necessidades e pode fazer uma candidatura para receber financiamento”, explica Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Neste portal estão disponíveis “mais de 75 oportunidades de financiamentos de 21 programas da União Europeia, ao qual agentes culturais, associações, organismos públicos ou privada, se podem candidatura”.

Ana Pereira revela ainda que este Balcão Único é também “complementado com exemplos de iniciativas financiadas, e que podem servir de inspiração e de novas práticas, para novas candidaturas”.

O Balcão Único, online, que reúne todos os tipos de financiamento que existem, e promovidos pela União Europeia, para o setor da cultura, é o tema desta semana do “Espaço Europa”, na Rádio ELVAS, que pode ouvir, na emissão, às 12.45 horas e às 16.30 horas.