Saúde da Estremadura tem 30 mil doses para vacinar crianças

Chegaram, ontem de manhã, as 30 mil doses da vacina contra a Covid-19, para inocular até dia 22 deste mês, na Estremadura espanhola, as crianças dos 9 aos 11 anos.

Mantém- se assim o calendário previsto para que amanhã, quarta-feira, 14 de dezembro, começa a vacinação na Extremadura e decorre até 22 deste mês, naquele grupo de população onde há uma maior incidência de Covid-19, neste momento: os menores de 12 anos. Os Centros educativos, que serão os pontos de vacinação para este grupo, já começaram a recolher os primeiros consentimentos por parte dos encarregados de educação dos alunos, para autorizarem este procedimento.

A imunização arranca amanhã, nas escolas da Estremadura, para as crianças dos 9 aos 11 anos, até dia 22 deste mês. As crianças com idade inferior, mas que tenham outras patologias podem vacinar-se, neste mês.

No mês de janeiro, as crianças entre os 5 e 8 anos, de forma geral, serão vacinadas, a partir de dia 10, altura em que está prevista a chegada de outra remessa de vacinas destinadas à população infantil.

A apresentação pediátrica da vacina Pfizer mostrou uma eficácia contra Covid-19 de 90,7%, em ensaios clínicos com meninos e meninas entre 5 e 11 anos de idade.

A segunda dose da vacina pediátrica será administrada 8 semanas após a primeira, mas os menores que contraíram o vírus serão vacinados apenas com uma dose, quatro semanas após o diagnóstico ou data de início dos sintomas. No caso de haver infeção após ter recebido a primeira dose, o regime será completado com uma segunda dose após a recuperação e quando decorridas quatro semanas após a infeção, mantendo também o intervalo de 8 semanas em relação à primeira dose.