13 anos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (EHT Portalegre) comemorou o 13º aniversário “de olhos postos no futuro”. A instituição fundada no dia 12 de dezembro de 2008 alcançou, durante este período, o estatuto de referência na formação em Turismo no Alentejo e é a partir daí que olha para os próximos tempos. Os desafios são grandes e a comunidade educativa desenvolve estratégias para continuar a criar profissionais de excelência e a dar competitividade ao setor do turismo em Portugal.

A comunidade escolar reuniu-se para cantar os parabéns à Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, numa cerimónia que contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, e do secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro. A instituição celebrou o seu 13º aniversário com “o entusiasmo e a vontade de um recém-nascido e a competência e a experiência de uma organização que já opera há algum tempo. Ao longo de pouco mais de uma década, a escola trabalhou para formar cidadãos e profissionais. Conseguiu, com isso, tornar-se numa referência. Entretanto, surgiu a pandemia que alterou todas as dinâmicas da vida em sociedade. Agora, dois anos depois, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre olha para o futuro com muita vontade de continuar o trabalho desenvolvido, de consolidar as áreas da formação, a inicial e a contínua, e de concretizar o processo de internacionalização”.

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, destaca o trabalho desenvolvido pela EHT Portalegre desde a sua constituição. “Temos de ter orgulho da Escola de Hotelaria a quem endereço os parabéns por estes 13 anos de sucesso. É uma escola que foi crescendo e que hoje é um orgulho para Portalegre, mas também para a região e para o país. Temos, em Portalegre, muita coisa boa e a Escola de Hotelaria é um desses exemplos, com o trabalho que é feito, com os professores, com os alunos, com a direção da escola”, salientou.

O secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, enalteceu o facto de a EHT Portalegre ser um agente importante para aumentar os índices de competitividade do país num setor como é o do Turismo. “A partir de Portalegre formam-se profissionais para o concelho, para o distrito, para a região, e diria mesmo para o mundo, numa área tão importante para o desenvolvimento do país”, afirmou o responsável.

“A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre conseguiu, ao longo destes 13 anos, tornar-se numa referência a formar profissionais para o setor do Turismo. Assumiu-se como um parceiro importante dos vários agentes que operam nesta área de atividade. São muitas as pessoas que aqui aprenderam e hoje são uma referência nos locais onde trabalham, seja em Portugal ou além-fronteiras. Mas este não é o único desígnio desta escola. A mesma soube adaptar-se às circunstâncias e sempre procurou novas formas de contribuir para o desenvolvimento do setor do Turismo em Portugal. Fê-lo e fá-lo com a realização de iniciativas como o “Portalegre, a Serra e os Vinhos”, que recentemente reuniu os vários agentes vitivinícolas para discutirem as oportunidades e os desafios do setor nesta sub-região. Fê-lo e fá-lo com uma política de internacionalização em que procura conquistar o seu espaço nas várias redes de conhecimento e de cooperação em que participa”, explicou a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo.