São Vicente reúne esforços para ajudar imigrantes enganados na apanha da azeitona

Vieram de Marrocos, para trabalhar no campo, na apanha da azeitona, em Elvas, mas a verdade é que acabaram por não receber ordenado ou apenas uma pequena parte dele. Foram contratados por uma empresa de trabalho temporário, intermediária na sua colocação numa outra empresa do concelho.

São sete homens, ainda jovens, que não pronunciam uma única palavra em português e que apenas têm um teto e a pouca roupa que trouxeram consigo. A habitar em São Vicente, este grupo de imigrantes tem contado com várias ajudas, sendo que, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas (na foto), alguns deles têm já promessa de trabalho, mas, até lá, continuam a ser necessários bens alimentares e não só. “Fui visitar a moradia onde eles estão e não têm condições, só mesmo uma cozinha e uns bancos”, começa por dizer.

“Através de uma empresa privada, conseguimos já trabalho para quatro deles. O processo ainda demora uns dias, mas já está adiantado. Sei que têm número de contribuinte e Segurança Social, que estão legais. Depois, com a promessa de contrato, que já está feito, irão deslocar-se ao SEF, para serem integrados no mercado de trabalho”, revela o presidente da junta.

Entretanto, foram surgindo várias ajudas, por parte da própria população, sendo que também a Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa tem feito chegar a estes homens vários alimentos, sobretudo não perecíveis, como massas e enlatados, dado que a casa não tem frigorífico.

João Charruadas revela-se ainda muito satisfeito por ver que um grupo de jovens, da freguesia, tem procurado ajudar estes sete imigrantes, com uma campanha de angariação de alimentos e produtos de primeira necessidade.

No entanto, uma das pessoas que, desde que teve conhecimento da situação, se predispôs a ajudar foi São Rodrigues, que tem um grupo, através das redes sociais, onde habitualmente ajudam todos aqueles que solicitam e precisam. “Quando criámos este grupo, havia pessoas em São Vicente que eram carenciadas, e quando fui levar comida a um senhor, tive conhecimento da situação destes imigrantes”, revela.

Depois de ter levado alguns alimentos a estes homens, São Rodrigues pediu ajuda no seu grupo online, para que se pudessem angariar bens alimentares, bem como mobiliário, porque quando foi a casa destes imigrantes percebeu que nem camas onde dormir tinham.

No sábado, São Rodrigues levou-lhes comida e, no domingo, com a ajuda de muita gente, conseguiu levar um colchão e uma cama, para além de cobertores, casacos, roupa, alimentação e um frigorífico. “A Vanda é a administradora do grupo e sem ela nada disto seria possível, uma vez que ela tem andado na distribuição de alimentos, roupas e afins, relativamente aos pedidos que nos vão chegando por mensagem”, adianta São Rodrigues. Isabel Rosário e Sara Quintas têm assegurado o transporte das mobílias para estes imigrantes.

Neste momento, “estão a viver melhor, apesar de ainda não terem as condições necessárias, uma vez que ainda faltam algumas coisas. Não têm roupeiros, nem e cómodas”. São Rodrigues revela ainda que se tentou arranjar trabalho para este grupo de homens, “mas o seu problema é o transporte”.

Nas redes sociais, circulam outros pedidos de ajuda, para que estes homens possam ter as mínimas condições de vida, enquanto por cá permanecerem. Um desses pedidos foi iniciado por Isabel Charréu e o seu grupo de amigos, que, desde a primeira hora, reuniram esforços para angariar bens alimentares, assim como lençóis, toalhas e produtos de higiene. “Eles não tinham rigorosamente nada: só um teto e a roupa que trazem no corpo”, revela esta jovem de São Vicente.

“Sei que há mais gente a ajudar, nós não somos os únicos, e já lhes conseguiram arranjar camas, microondas e um forno. Nós agora estamos focados em arranjar bens alimentares, lençóis, aquecedores e um frigorífico, porque em casa não têm nada”, adianta Isabel.

O grupo pede ainda ajuda para conseguir angariar roupa de homem, nos tamanhos S e M, uma máquina de lavar, pratos, copos e talheres, assim como roupeiros ou cómodas.

Quem quiser ajudar, basta entrar em contacto com Isabel Charréu, através das redes sociais, através do grupo de Facebook “Elvas Solidário” ou fazer a entrega na Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.