Capote alentejano registado por “chico esperto que quer dinheiro à custa de outros”

A patente dos capotes alentejanos foi recentemente registada por um engenheiro civil da região de Penafiel, alegando que esta arte, que há décadas se fabrica no Alentejo, é sua por direito, tendo enviado cartas registadas aos artesãos da região exigindo o direito exclusivo desta arte.

A situação gerou uma onda de indignação por parte não só de artesão, como de políticos e outras entidades.

Contactada pela Rádio ELVAS, Rosária Grilo, representante das Confeções IMA, sediada em Santa Eulália, e que há mais de 90 anos fabrica a Samarra Tradicional, explica que nesta carta, enviada pelo advogado a todas as empresas que confecionam este tipo de artigo, constava que esta pessoa “tinha registado a patente, com um anexo com imagem do capote, capa e samarra alentejanos, em seu nome, pelo que para qualquer um de nós fabricar e comercializar este tipo de artigo estava disposto a negociar”. Rosária diz que esta pessoa não é nada mais do que “um chico esperto que quer ganhar dinheiro à custa do trabalho dos outros”.

Rosária Grilo adianta ainda que depois do advogado desta empresa ter respondido à carta registada, não obtiveram qualquer resposta.

Inicialmente, José Alpedrinha, dono das Confeções IMA, segundo explica Rosária, pensou que seria “uma brincadeira”. No entanto, depois verificaram que era real, pelo que todos ficaram “incrédulos”, até mesmo com as autoridades que autorizaram este registo, porque “não deveria ser permitido”. “Se alguém tinha que registar a patente era o senhor José Alpedrinha que há mais anos em Portugal fabrica estas peças, porque em Santa Eulália, é um negócio e um que ele herdou dos pais, apesar de ter frequentado uma escola de costura, em Lisboa, estes capotes, aqui, são feitos há cerca de 95 anos”, diz ainda.

Questionada sobre o facto de as confeções IMA, em Santa Eulália, nunca terem registado a patente, Rosária Grilo afirma que apesar de os fabricarem há muitos anos, nesta casa, não o fizeram porque “os capotes não são nossos, são de todos os portugueses, porque fazem parte das nossas gentes, da nossa cultura popular e das nossas raízes, então são de todos nós”.

A representante das Confeções IMA enaltece ainda “a união do povo português para repor o que é correto”: “a ver se acabamos com estes chico espertos que querem viver à custa dos outros, mas nestas alturas o povo defende aquilo que é nosso e une-se em prol da mesma coisa, pelo que está a ser bonito”.